*24 de agosto. Neste dia, no ano de 1954, morria Getúlio Vargas, o presidente do Brasil. *
O controverso político chocou a população ao disparar um tiro no próprio coração, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
Segundo consta, Getúlio Vargas escreveu uma carta horas antes do suicídio, onde explicava o motivo do suicídio. A frase mais famosa da carta foi:
_Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história._
Getúlio foi presidente do país em dois períodos. No primeiro, ficou 15 anos no poder, de 1930 a 1945. Este governo foi dividido em três fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 foi presidente da república do Governo Constitucional, eleito presidente pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo, após um golpe de estado.
Em seu segundo mandato, Getúlio foi eleito por voto direto e governou o Brasil por três anos e meio até o dia de sua morte.