=Como funciona o método científico?= A ciência é o conhecimento dos fenômenos do mundo, da realidade. Ela vem da palavra latina scientia: conhecimento, a faculdade mental do saber; do verbo scire: saber. Mas não é qualquer conhecimento, qualquer invenção. *Para ser considerado ciência, é preciso passar por uma série de técnicas para validar, avaliar esse saber, essa teoria.* *É o que chamamos de método científico.* É algo que existe desde a antiguidade clássica, baseado em sistemas filosóficos e lógica simples. Mas tudo isso foi avançando para o método científico moderno, no s. XVII, com aquela famosa frase de descartes: “Penso, logo existo”. O cartesianismo e o determinismo mecânico do mesmo autor. Até o contemporâneo, no s. XX, com as descobertas sobre a relatividade de einstein e niels bohr sobre a física quântica. A ciência está sempre em teste, sempre mudando. No entanto, a base do método científico são os mesmos, ao longo do tempo: - Empirismo: um conhecimento baseado em evidências observadas; - E a lógica: argumentos que devem ser validados. Logo, o procedimento desse método, desse fenômeno para que seja seguro, válido e universal precisa passar por alguns pontos: - A observação da realidade, dos fenômenos do mundo; - Logo, se perguntando: Por que isso acontece? É real? Ou é uma ilusão? Daí se constrói uma problemática, uma hipótese. Ou seja, um palpite de algo que pode ser testável e questionado se é verdade ou falso, que seja falseável. E ah, tem que ter um jeito de ser verificada também. - Pensando nessas previsão e observando coisas específicas, faz-se testes. Experimentos para encontrar respostas, para revisar, expandir ou descartar as hipóteses. Claro, podem ser acertadas, pode haver erros, podem ser refutadas por outros cientistas ou podem ser continuada. A imaginação é livre; - Se muitas evidências foram acumuladas, temos a teoria, os resultados dos testes. Portanto, a resolução do problema. O interessante do método científico é que costuma-se pensar que é trabalho de um cientista só. Mas até vemos na história pesquisadores que revivem hipóteses muitos anos depois de uma outra pessoa. A ideia é dar continuidade, entrar em qualquer estágio do método e continuar com a pesquisa. *Isso é essencial para o funcionamento da ciência: ela é gradual e acumulada para chegar a uma teoria segura. Ela só é possível através da divulgação e publicação em revistas científicas. * *Ciência é colaboração.*