Físicos do Technion, em Israel, conseguem confirmar teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros… Criando um buraco negro em laboratório! A teoria de Radiação Hawking (1974) trata da radiação térmica que o físico acreditava ser emitida por buracos negros devido a efeitos quânticos. Ou seja, a radiação faz com que os buracos negros percam massa, consequentemente, matéria. Mas não foi comprovada na época, até então. Os cientistas israelenses criaram um condensado de Bose-Einstein (um material quântico), em um feixe de laser. Nesse tipo de experimento, estranhos fenômenos quânticos se tornam visíveis em escalas maiores. Junto a um segundo laser que aumentou a energia potencial de um lado do condensado de Bose-Einstein para que ficasse mais denso, em uma transição brusca — como um horizonte de eventos — separando as áreas mais densas da menos densa; respectivamente, fora e dentro do buraco negro. Assim, dentre outros testes, conseguiram captar o sinal da radiação Hawking. O estudo foi publicado na revista Nature.