Em artigo publicado no dia 7, no Physical Review Letters, Tommi Tenkanen, pesquisador finlandês pós-doutorando na Universidade Johns Hopkins, nos EUA, sugere que a matéria escura surgiu antes do Big Bang. Como também demonstra sua teoria matematicamente No entanto, não significa que ela é mais antiga que o Universo. Alguns cientistas consideram o Big Bang como a forma do Universo logo após a inflação cósmica — o instante no qual o Universo se inflou rapidamente, com energia inimaginável, naquela fração de segundo após o Big Bang quando o Cosmos se expandiu e deu origem a tudo, inclusive à matéria escura. De acordo com Tenkanen, quando ocorreu a inflação cósmica algumas partículas foram produzidas em abundância: as partículas escalares. Que até agora só temos um exemplo dessas identificada pela ciência, que é o Bóson de Higgs. Logo, o modelo do estudo sugere que a matéria escura é uma espécie de “gêmea” do Bóson de Higgs. O que implica que ela surgiu antes da matéria comum. Isto é,sem o campo de Higgs não há nada do que conhecemos como matéria.